
Balanceamento de pneus:
Oficina mecânica
BALANCEAMENTO DE RODAS NO RIO DE JANEIRO
O Balanceamento é fundamental para equilibrar o peso do conjunto montado do pneu com a roda e a válvula (bico). Simulando o movimento de rodagem do conjunto montado, a máquina de balancear informa o peso do chumbo que dever ser utilizado e indica o ponto mais leve do mesmo e onde deverá ser fixado o chumbo para corrigir e contrapor este desequilíbrio.
Balanceamento e geometria:
Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, se o seu volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas velocidades, você precisa verificar o balanceamento das rodas do seu veículo. O alinhamento (ou geometria) do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento de um pneu permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.
Não é possível estabelecer uma quilometragem exata para execução dos serviços de balanceamento e geometria dos pneus. Vários fatores podem provocar alterações na regulagem da geometria da suspensão, como por exemplo: buracos, valetas, subir e descer guias das calçadas, etc. Portanto, recomendamos uma verificação periódica da pressão dos pneus, assim como do desgaste da banda de rodagem. Além disso, é importante reparar se o veículo em movimento, apresenta vibrações no volante de direção, pois isto indica problemas de desbalanceamento das rodas.O balanceamento das rodas contribui para diminuir o desgaste desigual e aumentar a vida útil dos pneus.
Quando deve ser realizado o balanceamento:
>> Preventivamente a cada 10.000 km;
>> Na troca de pneus ou quando o conjunto for desmontado;
>> Sempre que surgirem vibrações no volante;
>> Quando sofre forte impacto.
Consequências causadas pelas rodas sem balanceamento:
>> Vibrações no volante;
>> Desconforto ao dirigir;
>> Perda de quilometragem;
>> Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão;